Com o objetivo de proporcionar oportunidades de formação profissional, assim como dar a conhecer a instituição e o seu funcionamento, o Parlamento Europeu propõe diversas modalidades de estágios que não impõem limite de idade (embora os candidatos tenham que ter mais de 18 anos).
Até dia 15 de Outubro podem ser enviadas as candidaturas para estágios reservados a titulares de diplomas universitários ou de estabelecimentos de ensino equiparados.
Com duração de cinco meses, estes estágios têm por objetivo possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos que os estagiários adquiriram durante os seus estudos e a familiarização com as atividades da União Europeia e do Parlamento Europeu.
Nestes estágios para jovens licenciados, há duas opções possíveis: opção geral ou opção jornalismo. Os estágios serão realizados entre Março e Julho de 2015.
Até 01 de Outubro, o Parlamento Europeu aceita também candidaturas para estágios de formação de jovens que tenham um diploma de estudos secundários.
Estes estágios são reservados prioritariamente aos jovens que tenham de realizar um estágio no quadro da sua formação, desde que tenham completado 18 anos de idade até ao início do estágio.
Os candidatos selecionados para qualquer um destes estágios beneficiam de uma bolsa que corresponde a 25% do vencimento mensal de base de um funcionário de grau AD 5, escalão 4. A bolsa é paga em euros no dia 15 de cada mês.
Estágio em tradução
Até 15 de Novembro, o Parlamento está a aceitar estágios de formação em tradução, tanto para licenciados como para jovens que tenham terminado os estudos secundários (sendo que estes candidatos devem possuir um excelente domínio de pelo menos duas línguas da União Europeia).
Os estágios de tradução decorrem no Luxemburgo e os licenciados – que realizam um estágio de três meses – recebem uma bolsa mensal de cerca de 1.200 euros por mês. Os candidatos sem licenciatura recebem 300 euros por mês.
Clique AQUI para concorrer.
Notícia sugerida por António Resende