O Estado francês vai condecorar, em Dezembro, no Porto, o realizador português Manoel de Oliveira com as insígnias de Grande Oficial da Legião de Honra de França.
O Estado francês vai condecorar, em Dezembro, no Porto, o realizador português Manoel de Oliveira com as insígnias de Grande Oficial da Legião de Honra de França. A entrega da distinção será feita pelo embaixador de França em Portugal, Jean-François Blarel.
De acordo com informações avançadas pela embaixada da França e citadas pela Lusa, a condecoração vai ser entregue no próximo dia 09, dias antes do cineasta celebrar 106 anos de idade, no Museu da Fundação Serralves.
A Legião de Honra, criada em 1802, é atribuída pelo Presidente da República de França e é considerada a mais alta condecoração daquele país, destinada, segundo a república francesa, a “recompensar”, a título excecional, “uma personalidade e uma carreira fora do comum”.
Atualmente o mais velho realizador do mundo em atividade, Manoel de Oliveira nasceu no Porto a 11 de Dezembro de 1908. No dia do seu aniversário estreará, nos cinemas, o seu mais recente filme, “O Velho do Restelo”.
Trata-se de uma curta-metragem de que reúne num banco de jardim do século XXI personagens e escritores históricos: Dom Quixote, Luís Vaz de Camões, Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco.
Recorde-se que, recentemente, outra portuguesa foi distinguida com esta condecoração pelo Estado francês.
Como o Boas Notícias avançou à data, Cristina Robalo Cordeiro, professora da Universidade do Minho, recebeu as insígnias no passado dia 7 pela “dedicação de uma vida à defesa da língua e da cultura francesas, tanto em Portugal, como no estrangeiro”.