O Estádio da Luz, em Lisboa, vai receber a final da Liga dos Campeões, a mais importante competição europeia de clubes, em 2014.
O Estádio da Luz, em Lisboa, vai receber a final da Liga dos Campeões, a mais importante competição europeia de clubes, em 2014. O anúncio foi feito esta terça-feira pela UEFA, em resultado da reunião do Comité Executivo daquele organismo realizada em Istambul, na Turquia.
Esta é a primeira vez desde 1967 que a capital portuguesa acolhe o jogo decisivo da Liga dos Campeões depois de, nesse ano, o Celtic FC e o Inter de Milão terem disputado o título no Estádio Nacional. Trata-se, além disso, de uma estreia para a “casa” do Benfica, que nunca antes foi palco de uma final da “Champions”.
Luís Filipe Vieira, presidente do clube, congratulou-se com a escolha do orgão máximo do futebol europeu, frisando que “esta é uma boa notícia para o Benfica mas é, sobretudo, uma boa notícia para Portugal”.
“Quando tomei conhecimento da decisão da UEFA revivi de imediato as dificuldades, as dúvidas que muitos colocaram na construção do estádio e, até, as muitas batalhas que tivemos de enfrentar algumas instituições, que na altura eram indispensáveis para podermos avançar, nomeadamente as financeiras, de que éramos capazes de concretizar o projeto”, afirmou o responsável, citado pelo site oficial do Benfica.
Vieira fez ainda questão de deixar “uma palavra de profundo agradecimento a todos os sócios do Benfica”, em especial aos “sócios fundadores do Estádio” e sem os quais, defende o presidente, não teria sido possível “chegar até aqui”.
Durante a reunião foi também atribuída a realização da final da Liga Europa, que terá lugar no Estádio da Juventus, na cidade italiana de Turim. À República Checa foi confiada a organização do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2015, ao passo que a fase final do Campeonato da Europa de Futsal de 2016 será disputada em Belgrado, capital sérvia.
[Notícia sugerida por David Ferreira, Sofia Baptista, Raquel Baêta, Elsa Martins, Vítor Fernandes, Luís Paulo e José Moreira]