As estações do Rossio, em Lisboa, e São Bento, no Porto, estão entre as mais bonitas do mundo de acordo com uma lista elaborada pela publicação norte-americana Flavorwire.
Duas estações de comboio portuguesas estão entre as mais bonitas do mundo de acordo com uma lista elaborada pela publicação norte-americana Flavorwire. As estações do Rossio, em Lisboa, e São Bento, no Porto, são as representantes de Portugal, o único país europeu a colocar dois nomes nas escolhidas.
No total, são dez as estações eleitas como as mais belas de todo o globo. As estações portuguesas surgem a par de outras estruturas ferroviárias incontornáveis como a estação de Atocha, em Madrid, a parisiense Gare du Nord ou a Grand Central Terminal, ícone da cidade de Nova Iorque.
Segundo Claire Cottrell, autora da lista, a decisão de dar destaque às estações deve-se ao facto de estas estarem a readquirir uma posição de relevo à semelhança do que aconteceu com muitas outras coisas – como os discos de vinil ou as polaróides – que foram relegadas para um lugar secundário em favor do que passou a ser considerado mais moderno.
Porém, “as estações de caminhos-de-ferro estão de volta e melhores do que nunca”, escreve Cottrell, acrescentando que, por isso mesmo, é altura de lançar um olhar “sobre algumas das melhores estações ferroviárias que ainda se mantém de pé”.
Clique AQUI para aceder à lista completa da Flavorwire.
[Notícia sugerida por Sandra Pedras]