Depois de ter sido, em Dezembro, considerada uma das mais bonitas da Europa pelo jornal britânico The Telegraph, a estação de metro das Olaias volta agora a receber destaque internacional sendo eleita uma das mais "espetaculares" do mundo.
Depois de ter sido, em Dezembro, considerada uma das mais bonitas da Europa pelo jornal britânico The Telegraph, a estação de metro das Olaias volta agora a receber destaque internacional. Desta vez foi o portal espanhol ABC.es que a incluiu na lista das 10 estações mais espetaculares em todo o mundo publicada esta quarta-feira.
De acordo com o ABC.es, que, assim, partilha com o mundo os “autênticos museus” escondidos no metropolitano de algumas grandes cidades, esta estação, um projeto do arquiteto Tomás Taveira, “é uma das mais modernas de Lisboa”.
O que mais sobressai são as cores fortes que decoram a estação “e a sua construção com grandes colunas e arcos de ferro que convidam a uma visita”, além do facto de ser, também, vista como “uma das mais bonitas e limpas da Europa”.
A estação das Olaias, que faz parte da Linha Vermelha do metropolitano de Lisboa, foi inaugurada a 19 de Maio de 1998 em conjunto com as estações da Alameda, Bela Vista, Chelas e Oriente no âmbito do alargamento da rede à zona da EXPO'98.
Como as outras estações mais recentes, a estrutura da estação das Olaias demonstra preocupação com as acessibilidades, estando esta equipada com vários elevadores e escadas rolantes que facilitam o acesso ao cais para servir os passageiros com deficiências motoras.
Da lista do ABC.es, em que a estação de T-Centralen, em Estocolmo, na Suécia, surge em primeiro lugar, fazem ainda parte estações de países tão díspares como Taiwan, Rússia, Espanha, Emirados Árabes Unidos ou Alemanha.
Clique AQUI para aceder à lista completa (em espanhol).
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues e Elsa Martins]