Museus, instituições científicas, universidades e escolas abrem as suas portas permitindo à população a observação e participação em várias experiências científicas e um contacto direto com especialistas de diversas áreas. Esta semana de promoção da ciência, que já se realiza em Portugal desde 1997, conta, nesta edição, com mais de 430 eventos.
Em Lisboa, por exemplo, de 18 a 22 de Novembro terá lugar a “Oficina com cabeça, tronco e membros”, na Fundação Portuguesa das Comunicações, que explorará as semelhanças e as diferenças entre o corpo humano e o computador, e que acontece entre as 10h e as 18h, na Fundação Portuguesa das Comunicações, Museu das Comunicações (FPC|MC).
Outra atividade a destacar, também em Lisboa, é a que propõe o Centro de Biologia Ambiental na sessão “Vem Descobrir os Insectos, se tiveres coragem!”. Os jovens poderão ficar a conhecer vários grupos de insetos, os seus comportamentos e estratégias numa aula prática que se está marcada para dia 19, entre as 13.00 e as 16.00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Para além disso, como já é habitual, o Pavilhão do Conhecimento conta com um programa bastante completo para assinalar esta semana. Há até espetáculos de teatro, por exemplo a peça “Erra uma vez”, pelo grupo Teatro Praga, ou um concurso para testar o conhecimento, no Quizz Científico que será coordenado por Fernando Alvim, no dia 21 de Novembro, pelas 21h30.
Mas também nesta cidade não faltam 'workshops', como os que a Universidade Lusófona irá desenvolver no dia 20 e que permitirão pilotar um avião (“Torna-te um piloto de linha aérea por um dia”) ou perceber porque é que as aeronaves voam.
A semana em que a ciência brilha por todo o país, termina com os tradicionais Prémios Ciência Viva que são entregues no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, domingo, 24, Dia Nacional da Cultura Científica.
Pode consultar AQUI o programa completo da Semana da Ciência e Tecnologia.