Um grupo de professores espanhóis decidiu criar uma pequena organização com o objetivo de alertar os alunos para a importância da proteção animal.
Um grupo de professores espanhóis decidiu criar uma pequena organização com o objetivo de alertar os alunos para a importância da proteção animal. Neste âmbito, nas últimas semanas, mais de 200 estudantes de uma escola em Saragoça participaram em debates sobre as espécies e os direitos dos animais.
A Aula Animal surgiu tendo por base a vontade de “promover uma educação que defenda a ideia de que os animais são indivíduos com interesses e direitos e que os nossos atos podem prejudicá-los ou beneficiá-los”. Desde então, a mensagem tem sido difundida entre muitos jovens espanhóis.
As mais recentes palestras foram anunciadas no blog da organização, que explicou que as atividades, incorporadas nas aulas de educação cívica, foram desenvolvidas em grupos de 30 alunos e procuraram fomentar o debate e o pensamento crítico.
Segundo os responsáveis, “um dos pontos fundamentais do trabalho foi ajudar os jovens a reconhecer a capacidade de sentir que os animais possuem”. Para o fazer, antes de expor conceitos teóricos, os professores projetaram diferentes imagens convidando os alunos a identificar que sentimento o animal estaria a experimentar naquele momento.
“Em todas as intervenções, os jovens reconheceram rapidamente se o animal estaria a sentir medo, dor, amizade, amor ou tranquilidade, entre outros”, salientaram.
Os mentores destas atividades mostraram-se muito satisfeitos com os resultados graças à constatação de uma “resposta positiva por parte dos alunos”, que os animou para “continuar a fomentar o respeito e a igualdade e a dar a conhecer uma visão dos animais diferente da que muitas vezes nos é imputada”.
Clique AQUI para conhecer o blog da Aula Animal.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]