Através de um novo sistema que transforma a força da travagem dos comboios em eletrcidade, o Metro de Bilbau propõe-se a economizar até 8,25% no consumo de energia utilizada na sua circulação e a reduzir a emissão anual de CO2 para a atmosfera em dua
Através de um novo sistema que transforma a força da travagem dos comboios em eletrcidade, o Metro de Bilbau propõe-se a economizar até 8,25% no consumo de energia utilizada na sua circulação e a reduzir a emissão anual de CO2 para a atmosfera em duas mil toneladas.A experiência piloto realizada na subestação de Ripa comprovou a eficácia da tecnologia, tendo sido recuperado 2,27% do consumo líquido anual de tração de toda a rede, avança o jornal espanhol El Correo. Quando o sistema for implementado noutras quatro subestações, prevê-se que a poupança energética atinja os 8,25%.
O sistema desenvolvido pela empresa Ingeteam, em pareceria com diversas instituições governamentais, funciona a partir de um conversor que transforma a energia gerada pela travagem dos comboios em eletricidade, posteriormente devolvida à rede elétrica geral.