Na sua edição online, o ABC revela que “a capital lusa conta com uma ampla e variada rede de museus” e aconselha aos turistas espanhóis que visitem os museus de Lisboa para que conheçam o “lado mais cultural da cidade”.
O Museu Nacional de Arte Antiga, “o mais importante dos séculos XII a XIX em Portugal”, conta com uma vasta coleção de pintura, escultura e artes decorativas europeias, para além de coleções de arte asiática e africana, escreve o jornal.
O ABC destaca as várias obras portuguesas expostas, como os Painéis de São
Vicente, de Nuno Gonçalves, “obra de grande importância simbolica da cultura portuguesa, um retrato singular da história da cultura europeia”.
Também o Museu Calouste Gulbekian está incluído na lista do jornal espanhol, que destaca a “coleção formada por seis mil peças do 'senhor' Calouste Gulbenkian”, que inclui obras de Carpaccio, Rembrandt, Van Dyck, Renoir, Manet, Degas e Monet.
Já o Museu da Eletricidade, em Alcântara, aberto desde 2006, “converteu-se num pólo cultural da cidade pelas muitas iniciativas que ali decorrem” e “está instalado no edifício Central Tejo, que um dia foi pioneiro na produção de eletricidade”, conta o ABC.
Gerido pela Fundação EDP, o Museu da Eletricidade dispõe de uma “exposição permanente de todos os equipamentos que formavam a antiga unidade de produção” que trasmite “aos visitantes uma clara noção do funcionamento da entiga central elétrica”, explica o diário.
Entre os restantes museus selecionados está o Museu do Chiado, o Museu dos Coches, o MUDE – Museu do Design e da Moda, o Museu do Oriente, o Museu Berardo, o Palácio Nacional da Ajuda e o Museu do Fado.
Clique AQUI para aceder à lista completa do ABC (em espanhol).
Notícia sugerida por Maria da Luz