Onde antes chegavam comboios agora chegam jovens que vêm participar nas diversas propostas artísticas e culturais que a antiga estação tem para oferecer.
As ideias para o local surgiram dos cidadãos de León e do município que lhes quis devolver uma das mais históricas estações ferroviárias espanholas. O novo espaço foi desenhado pelo Estúdio Sic que colocou o ambiente no centro das preocupações.
A cobertura verde do telhado é um dos pontos fortes do edifício que alia o resultado estético e arquitetónico às vantagens ambientais. No verão, a cobertura evita que a calor entre no edifício, mantendo-o fresco mas com luminosidade.
A estação é agora uma galeria open space e multifuncional, que acolhe todo o tipo de exposições, espetáculos e ateliers que vão da música ao teatro, passando pela literatura, escrita, rádio, e muito mais.
No edifício situado a norte foi construído um auditório e um espaço para escritórios. Os carris deram lugar a uma praça pública, enquanto o restante material da estação foi reaproveitado numa espécie de anfiteatro ao ar livre.
O Espacio Vías é agora financiado pelo Instituto da Juventude espanhol, e liderado por uma parceria entre a cidade de León e o instituto de juventude local.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]