O "Porto de ontem, hoje e sempre" está em destaque no portal de viagens OchoLeguas.com, parte integrante da edição online do El Mundo. O jornal espanhol dedicou à Invicta um álbum de fotografias que retrata alguns dos ícones portuenses.
O “Porto de ontem, hoje e sempre” está em destaque no portal de viagens OchoLeguas.com, parte integrante da edição online do El Mundo. O jornal espanhol dedicou à Invicta um álbum de fotografias que retrata alguns dos ícones portuenses que nenhum turista deve perder.
Patricia Osuna, autora deste especial sobre a cidade portuguesa, garante que “não passa o tempo pelo Porto das fantásticas perspetivas barrocas, pelas pontes sobre o Douro, pela vista da Torre dos Clérigos, os vinhos e os barcos rabelos, as tardes chuvosas e os cafés no Majestic”. “O Porto é eterno”, acrescenta Osuna.
Ao longo das 25 fotografias compiladas é possível fazer uma viagem por terras portuenses que começa na Sé Catedral, seguindo-se a sugestão de um passeio a pé até Vila Nova de Gaia “para contemplar o Porto de outra perspetiva, degustar vinhos ou experimentar a gastronomia regional em qualquer um dos restaurantes da rua Diogo Leite.
Patricia Osuna foca também os tradicionais barcos rabelos e o Palácio da Bolsa, “um esplêndido monumento neoclássico que honra os vendedores do Porto” e onde há “visitas guiadas em diversos idiomas, além de dependências interiores, como o Pátio das Nações e a Sala Árabe”.
Ainda no que toca ao património edificado, destaque, igualmente, para a estação ferroviária de São Bento, “a mais importante do Porto e um dos melhores monumentos da cidade” forrado com “um grande mosaico de 20.000 azulejos, obra de Jorge Colaço”.
Dos azulejos à beleza da Foz do Douro
Os azulejos são, aliás, um dos ícones mais realçados por Osuna, que os descreve como “uma arte” caraterística não só do Porto, mas de todo o território português.
Na Invicta, “os melhores exemplos estão na Igreja do Carmo e na Capela das Almas”, onde é possível observar de perto esta arte onde se misturam “a tradição e a originalidade”, bem como “o exotismo dos descobrimentos, a inspiração da Europa setentrional e o fascínio pelo Oriente”.
A Torre dos Clérigos, a muito elogiada internacionalmente Livraria Lello, o genuíno Mercado do Bolhão, “o mais animado e central do Porto”, a Ribeira e a tradicional loja de produtos regionais Pérola do Bolhão merecem também a atenção da autora do artigo, que elogia ainda o clima portuense “onde as tardes chuvosas e os dias cinzentos adquirem um romantismo garrettiano”.
Já perto de finalizar a sua viagem fotográfica pelo Porto, Osuna recomenda um passeio de elétrico até à Foz do Douro, que “permite contemplar o fluir do rio até ao seu estuário” e chegar a um “lugar ideal para passear e desfrutar de um almoço ou jantar num restaurante com vista para o Atlântico”.
Clique AQUI para aceder ao álbum de fotografias completo publicado na edição online do El Mundo.
Comentários
comentários