A Biblioteca Nacional de Espanha (BNE), em Madrid, inaugura, este mês, uma exposição dedicada a Fernando Pessoa cujo objetivo é retratar a marca deixada pelo escritor português e dar a conhecer os laços que o ligam aos contemporâneos espanhóis.
A Biblioteca Nacional de Espanha (BNE), em Madrid, inaugura, este mês, uma exposição dedicada a Fernando Pessoa cujo objetivo é retratar a marca deixada pelo escritor português e dar a conhecer os laços que o ligam aos seus contemporâneos espanhóis.
Embora Pessoa nunca tenha visitado Espanha, a BNE vai apresentar, na mostra, patente até Agosto, os “vestígios” deixados pela sua escrita no país vizinho no âmbito de uma iniciativa organizada com a colaboração da Biblioteca Nacional, em Lisboa, e com subdireção geral da Promoção Exterior da Cultura.
De acordo com a biblioteca espanhola, citada pela Lusa, a exposição dá conta dos contactos que o poeta português manteve com alguns escritores espanhóis, bem como da polémica com Miguel de Unamumo pela obra “Por Terras de Portugal e da Espanha”.
Além disso, a mostra, comissariada por Antonio Séz, professor da Universidade de Évora, vai disponibilizar aos visitantes espanhóis o legado de Pessoa através de livros, cartas e textos que se conservam na Biblioteca Nacional de Espanha, na Biblioteca Nacional portuguesa e em outras instituições culturais dos dois países.
Recorde-se que a primeira tradução da obra de Fernando Pessoa para o espanhol data de 1923, sendo que só após a sua morte, com a publicação, em 1962, de uma antologia da sua poesia, o escritor português se tornou célebre e uma referência para muitos autores oriundos de Espanha.