DNA-ProKids in Haiti é o novo programa de cooperação internacional promovido pelo Governo espanhol. Trata-se de um projecto de identificação genética que ajuda a prevenir o tráfico infantil no Haiti.
DNA-ProKids in Haiti é o novo programa de cooperação internacional promovido pelo Governo espanhol. Trata-se de um projecto de identificação genética que ajuda a prevenir o tráfico infantil no Haiti.Segundo informações divulgadas em comunicado, este programa já conta com 6.000 identificadores genéticos, recolhidos em colaboração com a University of North Texas e ainda entidades públicas e privadas de outros 15 países. O programa prevê ainda o desenvolvimento de duas bases de dados: uma destina-se a alojar a identificação genética de crianças menores que tenham sido separadas dos pais em consequência do sismo ocorrido no Haiti; a segunda deve armazenar o ADN dos pais que tenham dado os seus filhos como desaparecidos.
Deste modo, o DNA-ProKids in Haiti deve ajudar a evitar casos de rapto ou adopção ilegal de menores que já têm vindo a público. Ao mesmo tempo, espera-se que contribua para a reintegração familiar das vítimas do sismo.
O projecto, iniciado em 2004, foi concebido pela Universidade de Granada que, juntamente com o Governo Regional da Andaluzia, está encarregue de o desenvolver paralelamente em Espanha e no Haiti.
Para mais informações, visite o site oficial do projecto em http://www.dna-prokids.org/.