Já entrou no Livro de Recordes do Guinness como a maior estrutura construída até hoje com materiais reciclados. O "Pabellon de Briks", erguido em Granada, Espanha, foi feito integralmente com recurso a embalagens de leite vazias.
Já entrou no Livro de Recordes do Guinness como a maior estrutura construída até hoje com materiais reciclados. O “Pabellon de Briks”, erguido em Granada, Espanha, foi feito integralmente com recurso a embalagens de leite vazias com o objetivo de alertar para a importância do tratamento dos resíduos produzidos pelos humanos.
A ideia de realizar uma construção que tivesse por base apenas materiais reutilizados surgiu em 2011, no âmbito do Dia Mundial da Reciclagem, que, por todo o mundo, levou ao aparecimento de campanhas nacionais e internacionais destinadas a vincar a necessidade de proteger o ambiente.
O Pabellon de Briks tornou-se, então, a forma encontrada por Espanha para se associar ao projeto. De acordo com o site dos escritórios CUACS Arquitetura, envolvidos no projeto, o município de Granada lançou em várias escolas locais um movimento para recolha de embalagens de leite vazias e conseguiu juntar mais de 45 mil unidades desta “matéria-prima”.
A construção do pavilhão, que hoje funciona como espaço temporário de exposições, ficou a cargo de 120 “esforçados” alunos de um curso da Escola de Arquitetura de Granada, responsáveis pela montagem das várias partes, que ficou concluída em duas semanas.
Veja abaixo algumas fotografias deste pavilhão ecológico: