Os primeiros autocarros transformados pela empresa Phitokinetic já circulam em Espanha e são pensados da forma mais ecológica possível. A manutenção destes “jardins em movimento” é feita com os próprios recursos dos autocarros, aproveitando a água gerada pelo sistema de ar condicionado para regar as plantas.
A vegetação é instalada conforme o ambiente da zona em que o autocarro circula, sendo que os transportes são previamente adaptados para que sejam resistentes à água e as plantas são escolhidas de forma a proteger os passageiros contra possíveis reações alérgicas.
Marc Grañen, criador deste conceito ambientalista, explica no seu site oficial que o objetivo da Phitokinetic é o de criar novos espaços nas cidades para albergar áreas verdes, dando uma nova vida aos ambientes urbanos.
“Os pulmões de uma cidade devem crescer ao ritmo da sua população, mas as imprescindíveis áreas verdes nem sempre estão disponíveis. Se encontrar novos espaços urbanos para jardins é problemático, nós podemos usar os espaços que já existem, tal como os telhados dos transportes públicos”, salienta.
Notícia sugerida por David Ferreira