A localidade, que fica na zona do concelho de A Lama, tem 176 casas, das quais apenas 50 estão habitadas. As restantes são segundas residências e 27 não têm ninguém durante todo o ano.
De acordo com o jornal espanhol El Mundo, o responsável pela ideia é Enrique Vaqueiro, presidente da Associação de Vizinhos São Bartolomeu de Xesta. Enrique contou à mesma publicação que pretende fazer com que se atenue o despovoamento da aldeia.
Com isto, o presidente da associação já conseguiu o apoio de grande parte dos vizinhos, e neste momento, já existem sete casas alugadas.
Enrique Vaqueiro também alugou a casa dos seus bisavós, e acredita que, com a chegada dos primeiros inquilinos, muitos mais se juntarão à iniciativa. Pede, por isso, que quem tenha uma casa vazia naquela região, que a alugue, de forma a “terem uma oportunidade para conservar o património dos seus pais e avós, bem como fazer um favor muito grande ao povo”, explicou aquele jornal.
A Associação de Vizinhos estabelece a ponte entre os donos das casas e os inquilinos. Enrique explica que a ideia é que ambas as partes combinem de forma individual as condições do aluguer.
Cada casa tem entre 70 a 80 metros quadrados e todas possuem um terreno para plantar produtos agrícolas. Contudo, algumas habitações necessitam de obras de manutenção, já que estiveram demasiado tempo fechadas.
Cem pessoas interessadas em apenas dois dias
Olalla, empregada do único restaurante da zona, considera esta ideia “muito acertada”, uma vez que consegue trazer mais pessoas à região durante todo o ano, e não apenas no Verão, quando alguns donos de habitações regressam para as suas férias.
Desde dia 08 deste mês, data em que o banco de casas abriu, já pelo menos uma centena de pessoas se mostrou interessada em alugar uma casa naquele local, como é o caso de Alicia e o seu noivo.
O casal contou ao El Mundo que procuram uma casa com terreno incluido, “o mais isolada possível”, para viver com a sua cadela Quinoa. Ambos deslocaram-se de propósito à região para conhecer o sítio e o povo, e contam ainda que esta iniciativa lhes “chamou muito a atenção”.
A Xesta está situada a cerca de 15 quilómetros do centro da provínicia de A Lama, que tem dois supermercados, centro de saúde e farmácia. A cidade mais próxima é Pontevedra, situada a pouco mais de 40 quilómetros.
Notícia sugerida por Maria Nova