O Labet, um laboratório sediado em Castelo Branco, está a desenvolver três projetos para a Agência Espacial Europeia.
O Laboratório de Ensaios Termodinâmicos do Instituto de Soldadura e Qualidade (Labet), em Castelo Branco, está a desenvolver três projetos para a Agência Espacial Europeia (European Space Agency – ESA).
O anúncio foi feito esta semana por Telmo Nobre, responsável do Labet, que em declarações à agência Lusa explicou quais são estes projetos.
“O primeiro vista testar a resistência do revestimento do vaivém a temperaturas de 1600 graus. O segundo consiste numa avaliação aos tanques de combustível da nave espacial e o terceiro envolve ensaios das secções [andares] do Ariane V”, o novo foguetão da ESA.
Este trabalho, que deixa transparecer uma forte aposta na indústria aeronáutica e espacial, é particularmente animador para o Labet por ser um sinal de recuperação após o laboratório ter sido destruído por um incêndio há um ano e meio, obrigando a uma mudança de instalações e à compra de novos equipamentos.
Agora, o Labet está em sediado em novas instalações, situadas na zona industrial de Castelo Branco, com cerca de 11 mil e 200 metros quadrados.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]