A empresa portuguesa Load Interactive foi uma das vencedoras do concurso internacional "Space Apps Challenge 2015", organizado pela NASA, com uma aplicação móvel que possibilita aos cidadãos comuns interagir com os astronautas.
A empresa portuguesa Load Interactive foi uma das vencedoras do concurso internacional “Space Apps Challenge 2015”, organizado pela NASA, com uma aplicação móvel que possibilita aos cidadãos comuns interagir com os astronautas em tempo real.
A 'app' com selo nacional foi distinguida pela agência espacial norte-americana na categoria de “Most Innovative Use of #IBM Bluemix”, que premeia o uso mais inovador do “IBM Bluemix”, uma plataforma 'cloud' que ajuda os programadores a construir, gerir e operacionalizar com rapidez aplicações para a web e para telemóveis.
Em comunicado, a Load Interactive explica que a aplicação vencedora, criada em 36 horas por uma equipa composta por João Abrantes, Davide Ricardo, Florian Oliveira e Gil Millasseau e denominada “Space Stuff”, “permite encontrar um astronauta através de realidade aumentada, comunicar com ele através do Twitter e saber mais acerca de cada um”.
Na sequência da distinção atribuída à “Space Stuff”, João Abrantes, diretor-geral da Load, já confirmou a intenção de a tornar disponível para o grande público. “Vamos ultimar os detalhes finais da aplicação para a lançar em breve”, prometeu o responsável português.
O “Space Apps Challenge 2015”, concurso de aplicações espaciais da NASA, decorreu nos dias 11 e 12 de Abril no ESA BIC Noordwijk, na Holanda, tendo como objetivo incentivar à criação de soluções 'open-source' que enderecem as necessidades globais da vida na Terra e no Espaço.
A Load Interactive, com sede em Aveiro, foi fundada em 2012, prestando serviços nas áreas de mobilidade, internet, consultoria tecnológica e IoT. Entre os seus clientes estão empresas como internacionais a Coca-Cola, IKEA, Sony Music, Sanofi ou Abbott.