O investigador Vítor Aguiar e Silva, da Universidade do Minho, é o primeiro vencedor do Grande Prémio Ensaio Eduardo Prado Coelho, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).
O investigador Vítor Aguiar e Silva, da Universidade do Minho, é o primeiro vencedor do Grande Prémio Ensaio Eduardo Prado Coelho, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).O galardão será entregue no dia 23 de abril, no âmbito do colóquio dedicado a Eduardo Prado Coelho na Biblioteca Municipal de Famalicão.
Vítor Aguiar e Silva foi distinguido pela obra Jorge de Sena e Camões – Trinta Anos de Amor e Melancolia (Angelus Novus Editora) que mereceu a unanimidade do júri constituído por António Pedro Pita, José Cândido Martins e Paula Cristina Costa.
O prémio, que pretende galardoar obras de ensaio literário de língua e autor portugueses, publicadas em primeira edição, tem o valor de 7.500 euros.
O escritor é também o autor de Camões: Labirintos e Fascínios, obra distinguida com o Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da APE.