"A Escrava de Córdova" é o nome da da obra de estreia do escritor português Alberto S. Santos, o sucesso do livro em terras lusas permitiu já a publicação em território espanhol desta obra.
“A Escrava de Córdova” é o nome da obra de estreia do escritor português Alberto S. Santos, o sucesso do livro em terras lusas permitiu já a publicação em território espanhol desta obra literária. Em Portugal o livro vendeu mais de dez mil exemplares, tendo atingido a sua terceira edição comprovando o sucesso desta história que, segundo declarações do autor à agência Lusa, “tem uma importância significativa para a compreensão da génese dos dois países ibéricos – Portugal e Espanha – no tempo em que ainda não o eram”.
“Acho que a história do livro, ao tocar os fundamentos da sua atual civilização, vai gerar um interesse significativo junto do público espanhol, como aconteceu em Portugal onde não existe grande tradição de romances sobre esta época, em especial no tratamento da cultura moçárabe, à volta do ano 1000”, explicou o autor.
O livro é editado em Portugal sob a chancela da Porto Editora.