Depois do sucesso da primeira edição do "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" durante o ano letivo de 2011/2012, a APCOI prepara-se para repetir a iniciativa que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos para a ingestão de fruta.
Depois do sucesso da primeira edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” durante o ano letivo de 2011/2012, a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil prepara-se para repetir a dose no que toca ao combate desta doença entre os mais novos e anunciou, esta quarta-feira, o regresso da iniciativa aos estabelecimentos de ensino no início deste ano escolar.
Trata-se de uma iniciativa de intervenção educativa de âmbito nacional “que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos para a ingestão diária de fruta, uma vez que, atualmente, este consumo se encontra abaixo do desejável”, explica a APCOI em comunicado enviado ao Boas Notícias.
Ao longo do último ano letivo, o projeto conseguiu envolver, no total, 27.094 alunos de 1.377 turmas de 546 jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo em Portugal. No final, os organizadores observaram um aumento efetivo de 26% no consumo diário de fruta fresca em relação ao consumo reportado antes da intervenção, o que fez com que Mário Silva, presidente da APCOI, tenha considerado a 1ª edição “uma aposta ganha”.
Em Outubro, a iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” estará de volta, sendo a participação aberta a todas as turmas do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância, públicos ou privados, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Para participar, basta efetuar a inscrição gratuita através do site http://www.heroisdafruta.com até ao dia 12 do próximo mês.
Projeto traz novidades em 2012/2013
Segundo a APCOI, a ação vai desenrolar-se através de um programa motivacional de 12 semanas – entre 16 de Outubro de 2012 e 25 de Janeiro de 2013 – durante as quais os inscritos exploram diversas temáticas relacionadas com a fruta por meio de propostas didáticas e fichas de trabalho cedidas aos coordenadores.
Além disso, como aconteceu na 1ª edição, os alunos vão receber, sempre que comerem fruta ao lanche, uma “Estrela de Herói”, que assinalam no “Quadro de Mérito dos Heróis” da sua turma, uma recompensa imediata pelo comportamento correto e saudável.
O projeto vai ainda desafiar os alunos a participar no concurso “Hino da Fruta”, que consistirá na criação de um videoclip musical que integre os conceitos sobre a fruta apreendidos pelos alunos ao longo do programa e a respetiva divulgação junto dos familiares e amigos, “utilizando assim a música como veículo pedagógico, pelas suas caraterísticas únicas de recurso universal para transmitir mensagens”.
Além da saúde, iniciativa oferece outros prémios
A escolha dos 60 finalistas vai ser feita pelo público em geral através de televoto e Internet. Destes finalistas saírão três escolas vencedoras, às quais se juntará uma outra (que não tenha tido votos suficientes para ser finalista) escolhida pelo Júri. Estas escolas serão visitadas em Junho de 2013 e as restantes receberão uma visita “virtual” da equipa de voluntários da APCOI por via de um vídeo de agradecimento enviado a todos.
Todas as crianças vão receber também um prémio de participação: uma inscrição para a “3ª Corrida da Criança”, a realizar em 2013, e os alunos dos 60 estabelecimentos de ensino finalistas receberão condecorações individuais.
As quatro escolas vencedoras terão ainda como prémio a receção, nas suas instalações, de um “espetáculo lúdico-pedagógico interativo, onde os animadores e mascotes infantis vão ensinar as crianças a confecionar receitas com fruta”.
Todos os professores e educadores que coordenarem a participação, de pelo menos uma turma, terão direito a frequentar gratuitamente o workshop “Nutrição e Sucesso Escolar”, a realizar por vídeo-conferência em data a confirmar.
O prazo para inscrições na 2ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é de 19 de setembro a 12 de outubro de 2012. A inscrição efetua-se mediante o preenchimento online da ficha de inscrição disponível no site oficial, a que poderá aceder clicando AQUI.