Diversas escolas do primeiro ciclo dos Açores vão distribuir, diariamente, uma peça de fruta - preferencialmente produzida na região - a cada aluno, no âmbito de uma iniciativa governamental para promover hábitos de vida saudáveis.
Diversas escolas do primeiro ciclo dos Açores vão distribuir, diariamente, uma peça de fruta – preferencialmente produzida na região – a cada aluno, no âmbito de uma iniciativa do Governo Regional que se realiza pelo terceiro ano letivo consecutivo com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis.
Em declarações à Lusa, Cláudia Cardoso, secretária regional da Educação, informou que “as escolas do primeiro ciclo têm o fornecimento do leite escolar e este é um programa no mesmo âmbito”. Segundo a responsável, o leite é fornecido a meio da manhã, enquanto a peça de fruta é dada ao lanche, permitindo que as crianças possam “ter acesso à fruta que não levam de casa ou não consomem em casa”.
Cláudia Cardoso sublinhou que esta ação pretende “fazer com que as crianças despertem ou fiquem mais sensibilizadas para consumir fruta, o que tem obviamente vantagens para a saúde delas”, acrescentando que, desta forma, “a escola promove hábitos de vida saudáveis”.
Além disso, o programa não acarreta custos adicionais para os estabelecimentos de ensino, já que é o executivo regional que, através do fundo escolar, “dota as escolas dos meios necessários”, embora represente um acréscimo de trabalho para os elementos da comunidade escolar. Ainda assim, Cláudia Cardoso considerou que é “um bom programa e que se deve manter e continuar”.
A iniciativa resulta de uma parceria entre as secretarias regionais da Educação e da Agricultura, sendo dada preferência, sempre que possível, aos produtores regionais na aquisição de frutas. No total vão ser abrangidos 1.417 alunos de 19 escolas localizadas nas ilhas de S. Miguel, Terceira e S. Jorge, o que estabelecerá um novo recorde de adesão ao programa.