Um grupo de alunos da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos concluiu, esta segunda-feira, um seminário inédito na Academia Central de Belas Artes da China, em Pequim.
Um grupo de alunos da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos concluiu, esta segunda-feira, um seminário inédito na Academia Central de Belas Artes da China, em Pequim. A iniciativa teve por objetivo a abertura de caminhos para a criação de um curso de mestrado conjunto entre as duas instituições.
“É a aliança perfeita entre o 'know how' e a criatividade portuguesa com a capacidade de produção dos chineses”, refere o coordenador internacional da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, Emanuel Barbosa. “Há, aliás, muito interesse da parte da Academia Central de Belas Artes da China”.
O projeto passa por um mestrado de dois anos – um na China e outro em Portugal -, e deverá arrancar no ano letivo de 2015/16. “O equipamento e as condições de trabalho deles são muito boas”, acrescenta o responsável, à Lusa. “Eles têm toda a última tecnologia”.
De qualquer das formas, a instituição portuguesa vai receber, ainda este ano, um conjunto de estudantes chineses.
Este foi o primeiro seminário do género a ser promovido pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, tendo decorrido ao longo de duas semanas nas instalações da Academia Central de Belas Artes da China.
O mesmo contou com onze estudantes portugueses e 21 chineses, acompanhados por cinco professores de ambas as escolas.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes