Os alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, conquistaram o primeiro prémio na categoria de Música Popular no 13º Festival Mundial de Criatividade nas Escolas, em Sanremo, na Itália.
Os alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, conquistaram o primeiro prémio na categoria de Música Popular no 13º Festival Mundial de Criatividade nas Escolas, em Sanremo, na Itália.À chegada à vila de Trás-os-Montes, os alunos foram recebidos pela população com foguetes, fanfarra e com direito a recepção no salão nobre da autarquia, conforme noticia o Correio da Manhã.
Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre, emocionou-se com a chegada dos jovens do concelho. “A nossa juventude é de uma terra tão pequenina, tão isolada e pode ser a melhor em qualquer parte do Mundo”, disse a vereadora.
Em representação de Portugal foram os tocadores de concertina Alexandre Baptista, David Bártolo, Paulo Gonçalves, Tiago Lopes (todos moradores em Montalegre), Catarina Dias, de Gralhós, João Dias, de São Vicente, Luís Rodrigues, de Vilaça, Marcelo Alves, de Antigo de Sarraquinhos, e Vanessa Pereira, de Meixide, com idades entre os 12 e os 18 anos.
“Participar num festival mundial, fora de Portugal, já é muito bom, mas estarmos numa sala com mais de 1500 pessoas e ouvir que a escola vencedora era a Escola Bento da Cruz, de Portugal, foi demais. Ficámos roucos de tanto gritar, pulámos todos juntos com a alegria”, explicou Paulo Gonçalves, de 14 anos.
Veja abaixo o vídeo de um concerto de concertinas destes alunos.