O projeto MeyGen, detido pela empresa Atlantis Resources, garantiu financiamento para o começo da primeira fase de construção em Pentland Firth, na Escócia.
Está prestes a arrancar, na Escócia, o maior projeto de sempre de energia das ondas. O MeyGen anunciou, em Agosto, que consegui financiamento para construir 269 turbinas submarinas que vão fornecer eletricidade a 175 mil casas.
O projeto MeyGen, detido pela empresa Atlantis Resources, garantiu financiamento para o começo da primeira fase de construção em Pentland Firth, na Escócia.
Em comunicado de imprensa, a equipa do MeyGen revela que conseguiu reunir cerca de 62 milhões de euros, através de um consórcio de investidores, para dar início à instalação de quatro turbinas de 1.5 megawatts (MW) em alto-mar, 62 turbinas com 86 MW e à construção de uma infraestrutura em terra que dará apoio ao projeto e funcionará como estação conversora de energia e de ligação à rede.
Quando a construção estiver concluída, o MeyGen vai contar com a instalação de 269 turbinas capazes de levar energia limpa e sustentável a cerca de 175 mil casas na Escócia e ainda criar mais de 100 postos de trabalhar na cidade de Pentland Firth.
Ondas podem gerar 20% da eletricidade
Tim Cornelius, CEO da Atlantis e diretor da MeyGen, considera que este projeto significa “uma transformação no setor” e que o MeyGen “é um dos desenvolvimentos mais entusiasmantes e inovadores do mundo na área das energias renováveis”.
Já o secretário da Energia do Reino Unido, Ed Davey, afirma que “o projeto vai colocar a Escócia e o Reino Unido no mapa como líder mundial em tecnologia marítima”. Davey refere ainda que “a energia das ondas e das marés tem potencial para providenciar mais de 20% da eletricidade no Reino Unido”.
Este é o primeiro projeto de energia das ondas em larga escala no mundo e o único com esta dimensão.
Comentários
comentários