A Agência Espacial Europeia vai lançar, a partir do dia 5 de Novembro o Business Incubation Center (BIC), que visa promover a criação de startups.
A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) vai lançar, a partir do dia 5 de Novembro o Business Incubation Center (BIC), que visa promover a criação de startups no domínio da transferência de tecnologia espacial para outros setores, como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana.
O BIC, com um investimento de cerca de oito milhões de euros em Portugal durante os próximos cinco anos, prevê apoiar até 30 empresas e criar 120 novos postos de trabalho., segundo programa Compete, ao abrigo do QREN.
O programa será gerido por um consórcio liderado pelo Instituto Pedro Nunes e que envolve o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a agência DNA Cascais.
“Este programa tem características únicas, dado promover o surgimento de startups baseadas em tecnologias 'state-of-the-art' já testadas em aplicações espaciais, que dotam estas empresas do potencial para criar inovações disruptivas e talhadas para mercados globais”, explicou Carlos Cerqueira, diretor do Departamento de Inovação do Instituto Pedro Nunes em comunicado.
O lançamento do BIC em Portugal tem data marcada para o próximo dia 5 de Novembro no âmbito do 5ª Fórum Português do Espaço, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.
Clique AQUI para aceder ao comunicado completo.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes e António Resende