Com uma massa total de 20 toneladas no lançamento, incluindo o combustível, comida e carga para a Estação Espacial Internacional, o ATV é a maior e mais sofisticada nave especial alguma vez construída na Europa.
A estação dos Açores, a única da ESA em Portugal, vai seguir o lançamento que acontecerá na próxima terça-feira, e vai fornecer dados de telemetria que permitirão determinar a trajetória exata que deve seguir.
Para o secretário regional da Ciência e Tecnologia, José Contente, o envolvimento da Estação de Santa Maria “significa a operacionalização da posição geoestratégica nesta região do Atlântico”, que se traduz no “papel crucial” que a estação assume nestas missões da ESA.
Em comunicado oficial, a ESA esclarece que “Santa Maria é uma das primeiras estações da ESA capazes de seguir um lançador durante o voo com motor. A geografia dos Açores oferece ainda a localização ideal para a aquisição de sinais dos lançadores a subir”.
Depois de passar por cima dos Açores, Europa e Sudeste da Ásia, o Ariane irá passar por cima da Austrália, onde será da mesma forma seguido pela estação de 15 metros da ESA, em Perth, e por uma estação em Awarura, na Nova Zelândia.
O ATV Johannes Kepler irá acoplar-se automaticamente à ISS oito dias mais tarde, a 23 de fevereiro, permanecendo ligado à Estação até junho.