O satélite GOCE, lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA), recolheu imagens que permitiram criar um mapa da gravidade da Terra e as variações da sua influência nos vários pontos do globo. O modelo pode ajudar cientistas nos seus estudos sobre as dinâmicas dos oceanos e as alterações climáticas.
As imagens agora divulgadas pela ESA reportam-se aos dados recolhidos pela ESA durante os meses de novembro e dezembro de 2009. Ao longo desse período, o Goce registou mudanças quase imperceptíveis nas forças gravitacionais, identificadas através de diferentes cores.
Estas informações poderão ser utilizadas em investigações sobre as profundezas terrestres, principalmente nos locais mais susceptíveis a tremores de terra e erupções vulcânicas.
Num comunicado oficial da ESA, o responsável pela missão Goce, Rune Floberghagen, afirma que “este é um feito tecnológico notável”, acrescentando que “o Goce provou ser um satélite praticamente perfeito para a medição das forças gravitacionais terrestres a partir do espaço”.