Com o objetivo de promover o ambiente, uma alimentação mais saudável e uma maior interação entre a população, a junta de freguesia da Ericeira anunciou esta semana que vai criar cerca de 30 hortas comunitárias no centro da vila.
O objetivo da criação destas hortas é, através do cultivo de produtos agrícolas, “incentivar as boas práticas ambientais, educacionais e também formas de lazer e de integração social da população”, explicou à agência Lusa o presidente da junta de freguesia, António Mansura.
Juntamente com a Câmara Municipal de Mafra, a junta de freguesia da Ericeira, efetuou a preparação e limpeza de um terreno cedido por particulares e que se situa no centro da vila.
A autarquia vai receber candidaturas dos cidadãos até final de outubro. Nessa altura, a câmara prevê que haja condições para avançar com o cultivo de produtos agrícolas.
As condições para a utilização dos terrenos por parte dos cidadãos já estão a ser estipuladas em regulamento. Segundo a Lusa, os terrenos serão cedidos sem quaisquer custos.
O projeto das hortas comunitárias obteve um financiamento de dez mil euros, prémio que venceu com a candidatura ao programa “EDP Solidária”.
Ainda segundo o autarca, as hortas comunitárias vão proporcionar um “convívio” entre os vizinhos, uma vez que com o crescimento da Ericeira e a fixação de pessoas oriundas de outras zonas do país, muitos não se conhecem entre si.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]