A par da Ericeira também Santa Cruz, na Califórnia, EUA, juntou-se ao programa que já conta com duas regiões icónicas do surf mundial: Malibu, na Califórnia e Manly Beach, na Austrália.
O surfista português João de Macedo, responsável pela criação do programa de reservas mundiais de ondas, disse à agência Lusa que a organização internacional Save the Waves (Salvem as Ondas) decidiu aprovar a candidatura da Ericeira, que se torna assim na primeira reserva mundial de surf da Europa.
“A Ericeira tem ondas muito diferentes, desde ondas curtas a ondas longas, ou seja, tem um leque de várias ondas diferentes numa área tão pequena, que fazem desta zona um sítio único na Europa e no mundo”, explicou à Lusa o surfista português João de Macedo, um dos responsáveis pelo programa.
A candidatura da Ericeira foi ainda bem sucedida por preencher os critérios exigidos relacionados com a qualidade e consistência das ondas, a existência de uma cultura e uma indústria locais de surf, a biodiversidade e qualidade ambiental das praias e o apoio da comunidade local.
O programa de reservas mundiais de surf visa assegurar a proteção dos recursos naturais da orla costeira e reforçar o reconhecimento internacional do património, considerado também de interesse mundial para a prática do surf e para o desenvolvimento de uma economia associada aos desportos radicais.
[Notícia sugerida pela utilizadora Ana Vicente]