O VeinViewer realça as veias através de um mecanismo de iluminação infravermelha projetada diretamente na pele do paciente, facilitando a inserção de cateteres, análises sanguíneas ou remoção de varizes.
O VeinViewer realça as veias através de um mecanismo de iluminação infravermelha que é projetada diretamente na pele do paciente, facilitando a inserção de cateteres e seringas, a realização de análises sanguíneas ou a remoção de varizes.
O aparelho mostra as veias até 10 mm de profundidade e determina com precisão a posição das válvulas e bifurcações, evitando assim estruturas danificadas na altura do acesso à veia.
Segundo o comunicado da norte-americana Christie, empresa responsável pelo VeinViewer, a informação apresentada permite escolher o tamanho do cateter apropriado (diâmetro ideal para determinado vaso) e o melhor local para entrar na veia.
A imagem é apresentada diretamente na pele do paciente e mostra a velocidade de circulação do sangue em tempo real, bem como a progressão dos fluidos inseridos através do deslocamento do sangue na infusão do medicamento.
Depois do acesso à veia, a tecnologia de infravermelhos permite a deteção de hematomas e ajuda a preveniar a ocorrência de infiltrações.
Para a associação de enfermeiros Infusion Nurses Society, o VeinViewer “aumenta a taxa de sucesso, diminui as tentativas de acesso e melhora a satisfação do paciente”.
Notícia sugerida por Sofia Baptista