Na produção do espectrómetro magnético Alpha 2 estiveram envolvidos 60 laboratórios de 16 países, incluindo Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Suíça, China e Taiwan.
A equipa portuguesa envolveu três investigadores do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, Fernando Barão, Maria Luisa Arruda e Rui Pereira.
O espectrómetro magnético, o primeiro que é lançado no Espaço, é um módulo experimental de física de partículas que tem como meta detetar raios cósmicos e desvendar os grandes mistérios do Universo, como a existência de antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível, que forma cerca de 25 por cento da massa do Cosmos.
Em declarações ao Ciência Hoje, Fernando Barão, coordenador da equipa portuguesa, afirmou que "até ao final do ano 2011 é expectável obter resultados". "Os primeiros meses serão dedicados a uma completa compreensão do detetor e do seu funcionamento", acrescentou.
O Endeavour será lançado dia 29 de abril às 19h47 (20h47, na hora de Lisboa) do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Florida, para uma missão de 14 dias na Estação Espacial Internacional. A bordo seguem seis astronautas.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]