O Bairro Padre Cruz está a ser alvo da primeira fase de requalificação que prevê a construção de um centro de dia, de uma residência assistida e de uma creche, tudo ao abrigo do QREN, conforme refere a autarquia em comunicado.
Segundo Helena Roseta, “estes realojamentos diferem dos demais, uma vez que são tratados caso a caso”. Isto é, as famílias são ouvidas e são elas que escolhem a casa, “dentro da oferta possível”. “Os fogos são entregues em todas as condições de habitabilidade, ou seja, com obras feitas, e se o agregado quiser sair do bairro, também tem essa hipótese”, acrescenta.
A vereadora aproveitou para “agradecer a boa-vontade dos moradores”, já que foi um “factor decisivo” para que este realojamento tivesse lugar. “O sacrifício destas famílias irá beneficiar muitas outras pessoas”, sublinhou. “Espero que o exemplo do Bairro Padre Cruz seja replicado noutros bairros da cidade”, concluiu a autarca.
Para António Costa, “o diálogo com a junta de freguesia de Carnide e com a Associação de Moradores foi essencial para o concretizar desta operação, que, uma vez que se destina às pessoas, só é possível graças ao envolvimento delas”.