Está já disponível a 5ª edição do concurso de bolsas de estudo Luso-Brasileiras, uma iniciativa das universidades do Brasil e do Programa Santander Universidades. A divulgação ocorreu este mês e as inscrições estão abertas até 30 de setembro, proporcionando aos alunos universitários daquele país o intercâmbio com Portugal.
O programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades concede bolsas de estudos no valor equivalente a 3.300 euros para cada participante.
As bolsas têm como objetivo possibilitar o intercâmbio de um semestre letivo em universidades portuguesas, de acordo comunicado na página oficial do Programa Santander Universidades.
O Programa de Bolsas Luso Brasileiras é uma iniciativa do Plano de Apoio ao Ensino Superior (PAES) que, dividido em quatro pilares estratégicos de atuação: mobilidade, inovação e empreendedorismo, transferência tecnológica, e apoios académicos
As bolsas para além de beneficiarem o intercâmbio, mobilizam também, toda a cadeia de valor da educação superior, oferecendo apoio a alunos, jovens profissionais, professores, funcionários administrativos e instituições de ensino superior.
A Universidade Federal do Pará (UFPA), no Brasil, é das instituições a que foram atribuídas 3 bolsas para os seus alunos, segundo informação no site daquela universidade.
O programa de bolsas foi lançado em 2007 na comemoração dos 150 anos do Santander. O programa fortalece os laços de cooperação académica entre Brasil e Portugal, estreitando relações bilaterais entre esses dois países.
Esta iniciativa já beneficiou mais de 700 universitários e agora uma vez mais, serão contemplados 165 alunos de 18 universidades brasileiras para 17 universidades portuguesas parceiras.
Clique AQUI para aceder ao comunicado.