A revista alemã distingue anualmente representantes internacionais do mundo dos vinhos com “Wine Awards” em diferentes categorias: “Gourmet de Vinhos”, “Coleção de Vinhos”, “Viticultor do ano”, “Lifetime Achievement” e “Newcomer of the Year”, que pretende premiar os “recém-chegados” ao setor que mais se distinguiram na sua área.
De acordo com nota divulgada no site oficial de Filipa Pato, “esta condecoração sublinha ao mesmo tempo a visibilidade e a reputação que o vinho português tem ganho nos últimos anos no mercado alemão”.
Filipa Pato tem, natural da Bairrada, tem 35 anos e há 10 que faz vinhos, seguindo as pisadas do pai, Luís Pato. De acordo com o semanário Fugas é, para todos os efeitos, uma “recém-chegada” no ramo, apesar de já contar com vários vinhos no seu portfólio.
A entrega dos prémios teve lugar na véspera da ProWein, a feira europeia mais importante do setor de vinhos, no âmbito de uma gala organizada pela referida revista no castelo “Schloss Bensberg”, perto da cidade de Colónia, com a presença de 700 personalidades da vida pública alemã.