A Região Norte da Ordem dos Engenheiros (OERN) lançou uma iniciativa para ajudar jovens licenciados e engenheiros desempregados a entrarem no mercado de trabalho.
A Região Norte da Ordem dos Engenheiros (OERN) lançou uma iniciativa para ajudar jovens licenciados e engenheiros desempregados a entrarem no mercado de trabalho. O programa foi apresentado a semana passada e já estabeleceu parceria com mais de 10 empresas.
Alexandra Marques, da direção executiva da OERN, explica ao Boas Notícias que o objetivo é que a “Ordem funcione como intermediária entre as intenções das empresas e as necessidades dos jovens ou dos engenheiros que estão desempregados”.
O Percurso de Integração Profissional do Engenheiro e Estagiário (PIPE2), apresentado oficialmente no dia 18 de Junho, já conseguiu parcerias com 12 empresas, sendo que duas delas são empresas estrangeiras.
Para conseguir o título de engenheiro, os jovens licenciados têm obrigatoriamente de cumprir, com aproveitamento, um estágio de seis messes. Contudo, sublinha Alexandra Marques, “muitos contactavam a OERN solicitando apoio na busca de um estágio, pelo que a Ordem percebeu que havia uma lacuna a preencher ao nível da intermediação entre empresas e candidatos”.
40 candidaturas numa semana
Neste momento, no site da OERN já é possível
consultar algumas das oportunidades disponíveis, tanto para estágio como para emprego, mas a responsável adianta ao Boas Notícias que já está a ser desenvolvido “um novo portal online que terá uma área especialmente dirigida ao PIPE”.
As áreas em que o programa tem mais vagas são as seguintes: engenharia civil, mecânica, eletrotécnica, e ambiente e química. A IMO Rendimento e a Nestlé são duas das empresas que já recrutaram os candidatos da bolsa PIPE.
Alexandra Marques remata afirmando que apesar de só ter sido apresentado oficialmente há poucos dias, o projeto está a ter um feedback “muito positivo”, sendo que a OERN já recebeu cerca de 40 candidaturas, das quais 11 foram aprovadas e cinco já estão em processo de integração profissional.
Os candidatos devem preencher um impresso que pode ser descarregado online e enviar o documento preenchido para o email associativo@oern.pt para que a Ordem aprove a sua candidatura. As empresas interessadas em fazer parte da bolsa PIPE também podem contactar os responsáveis a OERN para assinar a minuta de parceria.
Notícia sugerida por Maria Pandina
Comentários
comentários