Com estas medalhas, o engenheiro Fernando Afonso, diretor-executivo da empresa SERNIS, ficou entre os participantes individuais mais galardoados no evento. Na feira, o engenheiro português foi distinguido ainda com o grande prémio da Associação de Inventores da Alemanha.
Este projeto funciona através da colocação, nas estradas, de um sistema de luzes batizado de "Hardwired Road Stud", com dois níveis de sinalização LED e com elevação relativa ao solo controlada eletronicamente e em função da velocidade de aproximação do veículo, utilizando o princípio de levitação magnética.
"Dar calor": um saco-cama mais quente e inteligente
A outra medalha de ouro foi atribuída ao projeto "Dar Calor" que consiste num Kit que fará parte de um projeto Social para oferecer aos sem-abrigo, composto por um saco-cama aquecido através de fibras de carbono, que tem a particularidade de poder funcionar a baixa tensão e em condições adversas como a chuva e por um sistema de carregamento e armazenamento inteligente.
O sem-abrigo poderá carregar o seu Kit durante o dia, em lojas ou nos carregadores dos carros elétricos, podendo posteriormente usufruir de uma noite quente, durante 12 horas, a uma temperatura interna de 30º C. O objetivo é acompanhar o projeto com a construção de um site (www.darcalor.pt – ainda indisponível) que dará a conhecer os sem-abrigo, contando a sua história de vida, o local onde normalmente "habitam", as suas necessidades.
No comunicado de imprensa, Fernando Afonso salienta que "apresentou ainda outro projeto", na área da saúde, "que foi agraciado pelas delegação da Alemanha, da Rússia e do Peru e ainda por muitas autoridades locais que visitaram o stand da SERNIS: o BreastCaring, um dispositivo que ajuda a fazer a deteção do cancro da mama na fase precoce.
Composto por um manípulo, por um marcador de carbono e por uma tela de projeção, o dispositivo ajuda ao auto-exame da mama através da análise por imagem de um marcador de carbono que funciona por pressão. O 'gadget' vem acompanhado de uma aplicação móvel analisa esta imagem dando no final uma recomendação relativamente a uma possível visita ao médico, ou não.
Feira recebeu mais de 1.000 invenções
A Feira Internacional das Invenções de Genebra é o maior evento mundial da área. Este ano, a feira contou com mais de 695 participantes inscritos vindos de mais de 40 países. No total, foram apresentadas cerca de 1.000 invenções por indivíduos, empresas, universidades e entidades governamentais. Nesta edição, a feira teve mais de 57 mil visitantes.