Um estudante da Faculdade de Economia do Porto acaba de ser distinguido com o prémio de Jovem Investigador 2014 da Asociacion Espanola para la Economia Energetica.
Um estudante de doutoramento da Faculdade de Economia do Porto acaba de ser distinguido com o prémio de Jovem Investigador 2014 da Asociacion Espanola para la Economia Energetica. Tiago Oliveira foi distinguido graças a um artigo que indica soluções para o crescimento das energias alternativas.
No artigo “Intermittency in Generation and Average Price of Electricity” o jovem investigador “analisa a forma como os sinais de mercado afetam o investimento na geração de energia solar e eólica”.
“Este tipo de geração caracteriza-se pela sua variabilidade consoante o tempo – quando há pouco sol/vento produzem pouca energia, quando há muito sol/vento produzem muita. Eu mostro que a redução desta variabilidade diminui o preço da eletricidade no mercado grossista e mesmo assim aumenta o lucro esperado dos investidores na energia renovável”, explicou Tiago Oliveira à Agência Lusa.
Para diminuir esta variabilidade “pode-se, por exemplo, incentivar a que o investimento em energia solar ou eólica seja feito de forma distribuída um pouco por todo o país, em vez de o concentrar demasiado em certas áreas”, defendeu Tiago Oliveira.
Com 26 anos, o estudante de doutoramento em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto disse que a nível profissional pretende continuar a fazer investigação na área da Economia da Energia e da Economia Industrial, seja em organizações públicas ou privadas, como empresas de consultoria.
“Fico muito feliz por vencer este prémio. O mais importante é continuar a trabalhar, e cada vez melhor, mas quando aquilo que fazemos é reconhecido sabe sempre bem. Este prémio pode ajudar-me, quando acabar o doutoramento, a conseguir a integração em centros de investigação ou a ser professor em alguma universidade. Em suma, pode ajudar-me a arranjar trabalho nos tempos difíceis que correm”, sublinhou Tiago Oliveira.
Notícia sugerida por Maria Pandina