arquipélago de Cabo Verde, segundo garantiu à agência Lusa Fátima Fialho, a ministra
do Turismo e Energia cabo-verdiana.
Fátima Fialho adiantou que os parques, a concluir até meados de 2011, terão uma capacidade total de 28 megawatts, 10 megawatts na ilha de Santiago e na do Sal, cinco na de São Vicente e três na da Boavista.
“Atualmente, estamos com cerca de três por cento de capacidade nas energias renováveis, mas estamos em condições de chegar a 20 por cento, já este ano, e cumprir os 25 por cento a que nos comprometemos até ao final de 2011”, disse Fátima Fialho.
O ministro do Turismo e Energia alemão Rainer Bruberle, lembrou que a Alemanha tem uma experiência de mais de 20 anos nesse domínio, sendo líder mundial na produção dos equipamentos tecnológicos, e que Cabo Verde tem condições “ideais” para a instalação de parques eólicos e de centrais solares.
“São perspetivas gigantescas, que se podem enquadrar mesmo no DESERTEC, um projeto de construção de centrais solares na África do Norte que prevê a instalação de energia solar nos próximos 40 anos que cubra 15 porcento das necessidades”, disse.
Todo o equipamento vai ser montado pela empresa alemã Vestas.
Os dois ministros acordaram também a instalação, na Ilha de São Vicente, de um Centro de Investigação Científica, para apoio de navios científicos, projeto que deverá estar concluído até ao final deste ano.
[Notícia sugerida pelo utilizador Francisco Santos]