A sucursal norte-americana da multinacional portuguesa Efacec, localizada em Rincon, iniciou este mês a expedição do maior transformador elétrico alguma vez construído nos EUA
A sucursal norte-americana da multinacional portuguesa Efacec, localizada em Rincon (Estado da Geórgia), iniciou este mês a expedição do maior transformador elétrico alguma vez construído nos EUA e simultaneamente o maior transformador até hoje produzido pela Efacec.Trata-se de um transformador elevador (GSU) de 230 KV 900 MVA, com um peso superior a 360 toneladas. Este transformador cumprirá a sua função ao permitir aumentar a voltagem da eletricidade que os geradores produzem, para níveis apropriados à transmissão até às áreas que servem os consumidores finais.
Um comboio especial com mais de 60 metros de comprimento (o equivalente a um prédio de 20 andares), transporta esta máquina com destino à norte americana Entergy, uma das mais importantes empresas privadas de energia elétrica dos EUA.
Em comunicado, a multinacional portuguesa, que integra um grupo restrito de alto nível de fabricantes mundiais de transformadores, explica que com a produção deste transformador pela Efacec foi possível bater vários recordes, incluindo a dimensão, a qualidade e a capacidade de agregar valor local.
Ao longo dos anos, a Efacec tem vindo a efetuar elevados investimentos em tecnologia, por forma a garantir um lugar de liderança mundial, não apenas no sector dos transformadores de potência, mas também na mobilidade elétrica, aplicações smart grid, aparelhagem, engenharia, transporte e energias renováveis.
Em 2011, a multinacional portuguesa assinou um contrato para fornecer 900 carregadores rápidos de veículos elétricos à empresa norte-americana 350 Green até 2014. Este contrato representou um valor de 25 milhões de dólares (mais de 17 milhões de euros) e tornou o grupo português o maior fabricante do mundo dos carregadores de carga rápida.