A iniciativa partiu dos bombeiros de Santa Marinha do Zêzere que reuniram famílias, bombeiros, mães e as crianças, no total, dois rapazes e oito raparigas, para recordar o momento único que viveram e criarem laços.
“Todos são nossos filhos, todos são nossos irmãos, mas estes são mais um bocadinho, porque desde o primeiro suspiro que deram tiveram bombeiros à sua espera”, explica José Miranda, comandante dos bombeiros de Santa Marinha do Zêzere.
José Alves já é conhecido no meio como “bombeiro parteiro”. À sua conta já fez quatro partos. “É uma emoção muito grande sempre que nos cruzamos com as crianças”, contou ao Jornal de Notícias. O nervoso inicial do primeiro parto “ainda ataca, mas hoje é diferente”, confessa.
O último nascimento aconteceu há um mês e meio. “Foi rápido e nasceu mesmo na ambulância”, conta uma mãe que juntou o nome do seu bebé a Verónica Isabel Carvalho, Maria Adelaide Pinto, Luís Miguel Azevedo, Vitória Maria Nogueira, José Luís Pinto, Lara Beatriz Caetano, Luana Sofia Pinto, Diana Beatriz Monteiro e Inês Rafaela e Bruna Filipa Gonçalves que se reuniram para receber uma nova lembrança, desta vez de Natal, oferecidas pelas “pessoas grandes vestidas de vermelho”.mas sem barba branca.