O Lóris-delgado-vermelho é considerado um dos mais raros primatas do mundo e não era avistado há 60 anos, razão pela qual foi dado como extinto de acordo com a National Geographic que agora revela a primeira fotografia deste primata.
A espécie foi descoberta em 1937 e é natural do Sri Lanka. Já em 2002 num avistamento noturno os cientistas pensaram ter avistado o primata tendo aí renascido a esperança de (re)encontrar de novo o lóris-delgado-vermelho.
Foi em 2009 que a investigação conduzida pela Zoological Society of London confirmou finalmente a existência de pelo menos dois animais desta espécie vivos, se bem que não muito bem de saúde.
As estimativas apontam para uma população a nível mundial desta espécie entre os 100 exemplares a viverem nas florestas do Sri Lanka, conforme indica o biólogo conservacionista Craig Turner.
“É potencialmente o animal mais raro do qual temos conhecimento até hoje”, refere Turner. “Ficámos maravilhados por poder fotografá-lo pela primeira vez e comprovar a sua existência atual – em especial depois de ter sido dado como extinto há 65 anos.”
Um Lóris-delgado-vermelho mede cerca de 20 centímetros, e pesará cerca de 310 gramas. Movem-se lentamente e a sua existência tem sido ameaçada pelo abate de florestas para dar lugar a plantações de chá ou quintas locais.
“Não têm grande hipótese em moverem-se na floresta”, explica Turner. “Isso dificulta que encontrem parceiros e se reproduzam”.
“O nosso foco agora é no que resta destas florestas e o que podemos fazer para as protegermos e ligá-las de novo umas com as outras”, acrescentou o mesmo responsável.