Depois dos destroços encontrados em 2008, uma equipa de arqueólogos regressou ao mar do Havai e encontrou mais vestígios do navio baleeiro “Two Brothers”, comandado no século XIX por George Pollard Jr., que inspirou a obra “Moby Dick”, um clássico literário assinado por Herman Melville.
A descoberta foi anunciada na sexta feira pela Agência Oceânica e Atmosférica Norte-Americana (NOAA, na sigla em inglês), entidade responsável pela expedição marítima realizada a mais de 900 quilómetros de Honolulu.
Em 2008, já haviam sido encontradas duas grandes âncoras, assim como recipientes usados para derreter gordura de baleia e centenas de restos de ferro e cerâmica. Mais tarde forma localizados arpões, que ajudaram a datar os achados.
O navio “Two Brothers” naufragou a 11 de fevereiro de 1823, após o embate num recife em águas pouco profundas.
Contudo, a história que inspirou Herman Melville a escrever “Moby Dick” (1851) aconteceu dois anos antes: George Pollard era o capitão da embarcação “Essex”, destruída e afundada por uma baleia no oceano Pacífico.
De acordo com a NOAA, esta é a primeira descoberta de um baleeiro oriundo de Nantucket, em Massachusetts, onde surgiu uma das principais indústrias de pesca baleeira nos Estados Unidos, fundamental para a expansão económica e política do país no Pacífico.