Um filme perdido do realizador norte-americano Orson Welles, que se acreditava ter sido destruído em 1970 num incêndio, acaba de ser encontrado num armazém, em Itália.
Um filme perdido do realizador norte-americano Orson Welles, que se acreditava ter sido destruído em 1970 num incêndio, acaba de ser encontrado num armazém, em Itália. 75 anos depois de ter sido filmada, a película vai agora chegar ao público, avançam as agências internacionais.
O filme mudo “Too Much Johnson” (Demasiado Johnson, em português) uma paródia cómica realizada antes de Welles chegar a Hollywood para filmar “Citizen Kane,” foi encontrada numa caixa de um armazém da Cineteca del Friuli, na cidade italiana de Pordenone, disse Giuliana Puppin, uma porta-voz daquela entidade, citada pela AP.
A forma como a película de 35mm terá chegado a Pordenone é um mistério que continua por esclarecer. A responsável daquela sociedade dedicada à Sétima Arte explicou que a caixa não tem qualquer etiqueta ou documento que aponte para a sua origem.
O filme “Too Much Johnson” é protagonizado por Joseph Cotten e está filmado de um modo que segue de forma muito aproximada a peça teatral do mesmo nome, revelou Circo Giorgini, um italiano especialista na obra de Welles que identificou a obra, há cerca de três anos. O filme não está terminado e nunca foi exibido publicamente.
Embora a existência do filme fosse conhecida, acreditava-se que a fita tinha sido destruída durante um incêndio na casa que o realizador tinha em Madrid, Espanha, em 1970. Mas na verdade não se sabia ao certo quantas cópias tinham sido feitas.
Giorgini percebeu imediatamente que estava perante a película perdida, quando viu que a estrela do filme era o ator Cotten. “Foi como encontrar um quadro perdido de mestre, como por exemplo Caravaggio, que ninguém sabia existir”, salientou, acrescentando que este filme confirma o talento de um jovem realizador, na altura com apenas 20 anos.
O filme foi restaurado com apoios de entidades norte-americanas e vai ser exibido, pela primeira vez, no dia 09 de Outubro, num festival dedicado ao cinema mudo, que decorre Pordenone.