Durante quatro dias de Fevereiro, a Feira do Fumeiro atrai a Vinhais o equivalente a mais de um terço da população do Distrito de Bragança, que deixa na economia local, e além das fronteiras do concelho, seis milhões de euros.
A próxima Feira do Fumeiro realiza-se de 7 a 10 de Fevereiro e deverá atrair mais de 50 mil visitantes, gerando um volume de negócios estimado pela autarquia em seis milhões de euros, receitas de enorme importância para a economia local.
Esta dinâmica económica é transversal a diversos setores de atividade, já que não se reflete apenas nos produtores de fumeiro e outros expositores da feira mas em todo o comércio local, restauração e alojamento.
Segundo informação avançada pela autarquia, entidade que organiza o evento, a um mês da feira as 200 camas do concelho já estavam reservadas para as datas entre 7 e 10 de fevereiro, sendo as solicitações de alojamento encaminhados para unidades dos concelhos limítrofes, nomeadamente, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Bragança.
As contas da Câmara Municipal refletem um investimento de mais de 30 anos numa atividade artesanal que gerou uma fileira de produtos e atividades em contra ciclo com a crise nacional portuguesa.
A promoção da Feira tem sido feita durante todo o ano, através das redes sociais e do site da Feira do Fumeiro, sendo que a organização aposta em atrair visitantes a Vinhais não apenas para visitar a feira mas também para conhecer o concelho.
Todos os produtos de fumeiro de Vinhais têm atualmente um selo de Proteção Comunitária IGP (Indicação Geográfica Protegida) que reconhece as qualidades específicas destes enchidos. Esta proteção permite ao consumidor adquirir no mercado estes produtos certificados, com a garantia de genuinidade e qualidade.
Clique AQUI para visitar o site oficial da feira e AQUI para aceder ao Facebook.