A Cáritas, confederação com 164 organizações de solidariedade social em todo o mundo, acaba de receber um donativo volumoso, de 20 milhões de euros, feito pelo terceiro homem mais rico do mundo, Amancio Ortega, dono do grupo Inditex, que detém lojas como a Zara, Massimo Dutti e Oysho.
O donativo feito pela fundação Ortega destina-se a contribuir para o programa Atenção Básica da Cáritas dando resposta aos crescentes pedidos de pessoas que não têm possibilidades de garantir as suas necessidades básicas.
Alimentação, medicamentos, habitação e material escolar são algumas das áreas onde o dinheiro será aplicado, segundo disse à agência EFE José Luís Pérez Larios, diretor de gestão da Cáritas em Espanha.
Esta doação chega num período crítico em que a organização, que tem 164 associações espalhadas pelo mundo, viu os pedidos de ajuda triplicar, após várias famílias ficarem em condições difíceis.
No ano passado a organização prestou assistência a quase dois milhões de espanhóis, mais 200 mil do que no ano de 2010. Em países do terceiro mundo foram auxiliadas quatro milhões e meio de pessoas, através de projetos de cooperação.
Em Portugal, a Cáritas ou Rede Nacional da Cáritas está presente em 20 cidades através de grupos locais que atuam em proximidade, com a colaboração de profissionais e voluntários.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]