A trabalhar desde 1937, a Têxtil Manuel Gonçalves é líder no mercado nacional de têxteis. A empresa conseguiu um crescimento de 73.5% nos últimos dois anos, devido ao volume de encomendas, notícia o Económico.
Os principais clientes da empresa são a BMW, a Daimler e os “mini countryman”, marcas de grande peso no panorama internacional. A administradora do Grupo TMG, Isabel Furtado, informou ao Económico que a contratação de 100 novos trabalhadores foi resultado do método de trabalho. “Estamos a trabalhar sete dias por semana e em regime de três turnos, daí a necessidade de contratarmos mais pessoas”.
A empresa que alia a tecnologia à qualidade, como um dos seus princípios fundadores, abrange toda a “fileira têxtil, desde a fiação até à distribuição, passando pela tricotarem, tecelagem, ultimação e confeção”, lê-se no seu site.
O seu mercado situa-se maioritariamente no exterior. A empresa exporta 98% do que produz, sendo que 35% do seu volume de faturação pertence à alemã BMW. “Dentro da BMW fornecemos, sobretudo, as séries 7, 6 e 5 GT. Já na Mercedes estamos a falar do modelo SLK”, explicou a neta do fundador.
Em 2012 a TMG vai iniciar uma parceria com a Volvo, o que vai permitir alcançar lucros de 52 milhões de euros. Isabel Furtado disse ainda que também vão “trabalhar com a Austin Martin”, o que requer muito investimento e inovação.
Em 2009 a empresa faturou 20 milhões de euros e no ano passado conseguiu crescer até aos 34,7 milhões, segundo informa o Económico.
A empresa esteve nas II Jornadas da AEP/Serralves subordinadas ao tema “A re-industrialização do país”.