Concebidos a partir de uma tecnologia semelhante à dos capacetes de voo usados pelos pilotos de aviões, como o F-35, estes capacetes vão dispor de um sistema de navegação “simples de utilizar” com reconhecimento de voz e dois auriculares, garantem os criadores.
O GPS, cuja bateria foi desenvolvida a pensar em grandes viagens, vai dispor ainda de um giroscópio com sensores adaptados aos movimentos do condutor, que permitem manter o foco na condução mesmo quando o utilizador gira a cabeça.
Para facilitar a tarefa de conduzir em locais que o utilizador não conhece, o aparelho vai disponibilizar ainda uma pequena lista de comandos de voz para navegar ou a obter informações sobre pontos de referência, como monumentos, cafés ou restaurantes.
Neste momento, a LiveMap está a tentar arranjar 114 mil euros para produzirem os primeiros protótipos através da plataforma de crowdfunding Indiegogo. Quando forem comercializados, os capacetes deverão custar cerca de 1.600 euros.
Os criadores preveem que a tecnologia chegue já no próximo ano aos Estados Unidos e, em 2015, a alguns países europeus como França, Espanha e Itália, entre outros.
Pode consultar mais informações sobre este capacete inovador AQUI.
Notícia sugerida por Maria da Luz