A multinacional de calçado Ecco, de origem dinamarquesa, quer contratar, até final de 2014, mais 300 colaboradores para a sua fábrica de Santa Maria da Feira. A unidade encontra-se, neste momento, com um processo de renovação e ampliação em curso, co
A multinacional de calçado Ecco, de origem dinamarquesa, quer contratar, até final de 2014, mais 300 colaboradores para a sua fábrica de Santa Maria da Feira. A unidade encontra-se, neste momento, com um processo de renovação e ampliação em curso, com o investimento a prever um reforço da sua força laboral.
Com instalaçõesna freguesia de S. João de Ver, a Ecco emprega, atualmente, um total de 861 trabalhadores. Com as obras, a empresa visa “aumentar a capacidade de produção da fábrica”, devendo as mesmas estar concluídas “em Maio deste ano”.
Quem o diz é Emídio Sousa, presidente da câmara de Santa Maria da Feira, segundo o qual o projeto de remodelação representa ascende aos 15 milhões de euros. Para o autarca, o investimento representa um reconhecimento pela qualidade da produção nacional.
Em 2009, após a deslocalização da produção, a Ecco local contava com apenas 120 trabalhadores, essencialmente na área de investigação e desenvolvimento. Entretanto, entre o final de 2012 e meados de 2013, a empresa admitiu cerca de 420 novos funcionários.
Já em Abril de 2013, a Câmara de Santa Maria da Feira anunciou que a empresa pretendia empregar mais 200 pessoas e que, para o efeito, a mesma ia ser objeto de “um projeto de renovação das suas atuais instalações e de um plano intensivo de formação”.
Na altura, Gustavo Kremer, diretor-geral da Ecco da Feira, afirmava á Lusa estar-se perante o arranque de “uma nova fase da Ecco em Portugal”, em que se impunha “rentabilizar ao máximo os equipamentos e demonstrar que a mão-de-obra portuguesa é altamente qualificada”.
Fundado em 1963, o Grupo Ecco era então o único grande produtor de calçado do mundo a deter toda a cadeia do processo produtivo. Os seus produtos estavam presentes em 91 países, sendo vendidos em 1.100 lojas próprias e em 14.000 outros pontos de vendas.
De base familiar, a marca empregava em 2013 cerca de 19.500 colaboradores em mais de 50 países, tendo chegado ao fim de 2012 com um aumento de 14% no seu volume de negócios.