A empresa Pizarro, de Guimarães, desenvolveu a técnica Icelite, em parceria com a empresa italiana Mactec, e investiu na construção do primeiro protótipo do equipamento no valor de 200 mil euros.
Com este processo, que recorre a gelo produzido a partir do dióxido de carbono presente na atmosfera, as empresas Pizarro passam a ser as primeiras a nível mundial a utilizar uma técnica limpa para dar o efeito de desgaste e lavagem nos tecidos.
Além de evitar a utilização de produtos químicos, “este processo não precisa de ser neutralizado no final, o que leva a uma poupança de 50% da água” que normalmente é utilizada.
A empresa sublinha ainda que esta técnica tem um impacto ambiental global muito relevante, visto que “não são utilizados produtos nocivos ou perigosos tanto para o operador como para o cliente final”.
O grupo Pizarro S.A., atualmente com cerca de 600 trabalhadores, foi fundado em Guimarães, em 1983, e é constituído por quatro empresas ligadas à indústria têxtil. Trabalhando com consagradas marcas mundiais, o grupo exporta a maior parte da sua produção.